terça-feira, 8 de outubro de 2013

O mais valioso no mundo

O que é mais valioso para muitos é poder, dinheiro, status, beleza ou qualquer outro tipo de futilidade.

Mas o que realmente torna algo de valor e o que dimensiona este valor? O ouro só é caro por ser raro, a beleza por não ser todos que tem a mesma beleza moldada pelos padrões fúteis da sociedade, o status muitas vezes pela luxuria e de pessoas interesseiras, falsas e oportunistas, o dinheiro pela cobiça futil e o poder não pelo poder, mas pela falsa sensação de poder, pois com algo que ameace sua vida, você vê que é tão frágil quanto qualquer outra pessoa no mundo.

Mas o que seria algo de valor universal, de poder imensurado de tal forma que não se pode colocar em números ou contabilizar em qualquer tipo de matemática? Bom, muitos podem dizer que é isso ou aquilo.. Eu digo que é a confiança. Alguém pode me perguntar o porque e eu respondo.
Um homem muito rico, com a falsa sensação de poder, com status global, com beleza encantadora paga alguém para proteger sua casa, seus bens e principalmente a sí mesmo, porque sabe que lá no fundo é igual a todos, e só mantém do lado alguém o protegendo porque confia nessa pessoa, porque também sabe que a pessoa que tem mais chances de acabar com ele é justamente quem o protege, ou seja, deve conhecer e confiar nessa pessoa. Não importa o dinheiro que pague, não importa o quanto acha que vale e muito menos o “poder” que acha que tem, precisa confiar em alguém só para se proteger, ou seja, sem confiança não importa o qual rico ou o “poder” que acha que tem, isso tudo não vale nada.

Portanto, pense bem em algumas coisas:

Poder acaba quando seu dinheiro acabar;

Beleza acaba com o tempo, e não importa o que faça, uma hora não vai dar mais certo;

Status só tem porque tem pessoas falsas e interesseiras a espreita esperando uma migalha sua, até ter a chance de pegar algo e valor;

Caráter a pessoa tem ou não tem;

Agora quem confia em você não liga se você é rico, bonito, popular ou que tem algum poder, quando alguém confia em você, te vê como ser humano, como pessoa e com alguém que existe além das aparências, é quando alguém respeita você por ser você, e isso não há dinheiro no mundo que pague a sensação de ser respeitado como pessoa, como ser vivente.

Pensem bem no que você coloca valor em sua vida e o que realmente tem valor em sua vida, e veja que as coisas de maiores valor não tem cifrões ($$).

Paulo Cuba.

3 comentários:

Vanessa disse...

Gosto muito das coisas que você escreve. Esse texto escancara a realidade e o quando as pessoas vivem num mundo de ilusões. Adoro essa reflexão dos valores...

Paulo Cuba disse...

Muito obrigado pelo elogio :)

Paulo Cuba disse...
Este comentário foi removido pelo autor.