quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A Arvore...

Este texto é um exemplo que mostra de certa forma, que muitas das coisas que nós reclamamos não são as piores coisas do mundo...

“Há muitos anos na China, para impedir que o vento prejudicasse uma aldeia em uma região distante, o imperador ordenou que fossem distribuídas mudas de arvores para que as pessoas que vivem neste vilarejo às plantassem para que quando grandes, o vendo não prejudicasse o vilarejo. Todos os moradores plantaram e regavam suas arvores todos os dias para que elas crescessem fortes e saldáveis. Mas um velho senhor não regava sua arvore como os demais.

Um jovem se ofereceu para regar sua arvore imaginando que este senhor já não tivesse mais forças para tal tarefa diária. Mas este senhor educadamente negou a ajuda deste jovem. Passado um tempo, este jovem precisou se mudar para uma outra cidade por causa dos estudos, e anos se passaram até que um dia ele retornou a seu antigo vilarejo, e todas aquelas pequenas mudas tornaram-se arvores grandes e fortes, cada uma mais bela que a outra. Este jovem então, se lembrou daquele senhor e sua pequena arvore imaginando que ela tivesse morrido por falta de água. Porém, ao chegar na casa deste senhor ele se depara com a maior e linda arvore de toda a vila.

Surpreso com esta arvore, ele se dirige ao senhor, que naturalmente esta mais velho e lhe pergunta. "O senhor lembra de mim, quando mais jovem me ofereci para cuidar de sua pequena arvore, mas vejo que ela é a maior e mais linda de toda a vila, e queria saber o que o senhor fez?" O velho senhor disse que a seguinte mensagem para o jovem...

"Sim.. claro que me recordo e fiquei muito grato pela sua intenção de ajudar. O que eu fiz, se contasse para você naquela época, você não entenderia. Quando você rega diariamente sua arvore, ela sabe que vai receber água, e por isso não se esforça para aprofundar raízes cada vez mais fundo na terra, tornando-as fortes, mas quando a arvore não recebe água todos os dias, ela faz com que suas raízes se afundem mais e mais na terra criando raízes fortes e firmes até encontrar sua própria água, após passar por esse processo penoso, ela poderá crescer mais rápido e com mais força pois terá sua própria fonte de alimento..."

Quando a vida nos coloca em momentos difíceis, é para que com este problema nós possamos superar nossas limitações e crescermos com ela, sermos mais fortes do que éramos no inicio.

Paulo Cuba

Nenhum comentário: